II Simpósio Internacional Celpe-Bras
25 e 26 de setembro de 2014
Universidade Estadual de Campinas

Apresentação

É com grande satisfação que comunicamos a realização do II Simpósio Internacional Celpe-Bras (II SinCelpe) nos dias 25 e 26 de setembro de 2014 no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. O II SinCelpe tem como principal objetivo firmar e ampliar o diálogo iniciado no I SinCelpe entre os interessados no exame Celpe-Bras, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros: pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores, coordenadores de postos aplicadores, entre outros. O foco principal do evento é discutir as diferentes questões que têm constituído a agenda do exame, com o intuito de oferecer subsídios para seu aprimoramento, o que trará, sem dúvida alguma, contribuições importantes também para a área da pesquisa em avaliação no cenário brasileiro, ainda carente de estudos e desenvolvimentos.

Embora fosse antiga a ideia de criar um espaço acadêmico de debate e reflexão sobre os múltiplos aspectos teóricos e práticos que constituem o exame, esta somente se concretizou durante o I Encontro Internacional de Formação de Coordenadores de Postos Celpe-Bras, realizado em dezembro de 2012, em Brasília. O I SinCelpe teve lugar no Rio de Janeiro, em setembro de 2013, e se mostrou um espaço de extrema relevância para essas discussões. Este ano, o evento se consolida e é com grande prazer que o realizamos aqui na Unicamp, local onde foi produzido o embrião do exame Celpe-Bras. Os interessados em participar do II Simpósio Internacional Celpe-Bras (II SinCelpe) devem preencher o formulário de inscrição disponível em nosso site.

IEL - UNICAMP
Desenvolvido por: Setor de Informática do IEL