Dias 7 a 11 de Dezembro de 2020 - Videoconferência - UNICAMP
E por falar em saudade é o primeiro verso de “Onde anda você”, canção do poeta Vinicius de Moraes e do violonista Hermano Silva. Foi assim, de palavras cantadas, que o primeiro Encontro nasceu... desse jeito assim meio por acaso, meio como um pretexto para falar em tradução, meio porque a palavra saudade é sempre tão intraduzida.
Desde o primeiro encontro, em 2010, procuramos manter a proposta de falar em tradução teoria e prática, com palestras e mesas que refletem sobre tradução e oficinas de convivência, um pouco que seja, com práticas diversas de tradução, do sentido mais estrito ao mais amplo dessa tarefa.
O Encontro aborda todos os tipos de tradução, entre elas a técnica, a literária, a audiovisual (audiodescrição, legendagem, dublagem), a interpretação oral (interpretação de conferências, interpretação comunitária), etc. A organização é compartilhada por professoras da UNICAMP e da USP, com a participação de alunos das duas universidades, tanto de graduação quanto de pós-graduação, o que também tem se mostrado uma experiência bastante profícua de diálogo e troca de conhecimentos.
Em 2020, o sexto encontro será em linha – e convida a uma travessia desse campo de investigação entre mensageiros tradutores imaginados “tão longe, enquanto estamos tão perto” (Cassiel, o anjo de Wim Wenders).